quarta-feira, 3 de março de 2010

A evolução dos modelos atomicos




A primeira idéia do que poderia ser um átomo veio de Dalton, Em 1.808, Dalton apresentou seu modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Para ele, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais, até mesmo as suas massas. Ou seja, na mente dele o átomo era como uma bola de bilhar, dessas bolas que agente joga sinuca, apenas isso.
Mais pra frente Thonson viu que o átomo era muito mais que uma simples bola de bilhar e que através de várias experiências conseguiu chegar a um modelo atômico onde o modelo era parecido com de Dalton porém toda circunferência era a parte positiva na qual chamou de próton e contendo algumas partículas negativas que chamou de elétrons consegue visualizar? Era como um pudim de passas (as passas eram os elétrons). Não muito satisfeito com esse modelo Ruthrtford em 1911 fez uma experiência que revolucionou o modelo atômico. A experiência realizada com radiação em uma placa fina de ouro levou ele a inúmeras conclusões como por exemplo: o átomo possui um núcleo com partículas positivas e para que as mesmas não se choquem e desmorone o átomo existem a mesma quantidades de partículas neutras (nêutrons) em volta do núcleo os elétrons estão girando. Vale lembrar que o núcleo é até 100.000 vezes maior que o átomo ou seja como se o núcleo fosse uma formiga no centro do maracanã (átomo).
É esse o modelo atual do átomo. Claro que mais pra frete Bohr definiu um pouco melhor esse modelo explicando o fato dos elétrons não se chocarem com o núcleo, ou seja eles estão girando em volta do núcleo em órbitas bem definidas e hoje agente conhece essas órbitas através de suas respectivas letras (K,L,M,N,O,P,Q). Bem sem entrar muito em detalhes para não estender o assunto eu fico por aqui. Esse é um resumo só pra facilitar e entender como a matéria é composta, aliais você lida com os átomos a todo momento, quando você senta para jantar, quando você deita na cama, assiste TV, ou seja, entender a evolução do modelo atômico é entender como as coisas ao nosso redor são constituída =D. Até a próxima pessoa!

Texto de: Karina Apolinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário