quarta-feira, 3 de março de 2010

A QUÍMICA DO AMOR




Quando estamos apaixonados por alguém é comum usarmos a frase “NOSSA, ROLOU UMA QUIMICA ENTRE AGENTE” mas será que a química tem alguma coisa ver com a paixão? Será mesmo que existe uma explicação cientifica pra isso? E a minha resposta é SIM, EXISTE:
Pare e pense; existem algumas pessoas que você se aproxima dela e sua barriga dói, sua mãe fica suada, seu coração acelera e você fica com aquele olhar de “peixe morto”, e quando você tem um contato corporal com aquela pessoa, seja com um beijo ou seja mais adiante parece que dentro de você está havendo uma explosão de sentimentos, por um momento você só quer sentir e aproveitar mas você nunca parou pra pensar que existe uma explicação para isso?
O que está acontecendo dentro de você é uma variedade de reações químicas, para ser mais precisos vou explicar quimicamente falando.
Existem no nosso organismo uma substancia chamada Dopamina que é responsável pela sensação de felicidade que agente sente ao ver alguém que goste. A Adrenalina é outro hormônio responsável pela aceleração do coração e pelo sentimento de excitação. A Noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre duas pessoas, ele é muito forte por isso que é nesse “estágio” que agente diz que existe uma verdadeira química, pois os copos se unem como se estivessem sofrendo uma reação química.
Vocês devem perguntar, mas porque isso acontecem quando agente vê certas pessoas apenas, ou seja porque não acontecem com todo mundo? Bem, li uma entrevista uma vez de uma antropóloga, Helen Fisher onde ela diz que o corpo humana lança o coquetel do êxtase do amor apenas quando encontramos certas condições, existe algo que a ciência não explica porém existem determinadas “coisas” em determinadas pessoas que quando agente olha o cérebro manda um comando para liberarem esses hormônios daí que agente chega a conclusão que está apaixonado por alguém, pode ser um sorriso, um cheiro, um toque, um olhar, enfim....e pra variar os homens produzem esse coquetel com mais facilidade que nós mulheres, por terem sua natureza mais visual rs....
Vocês podem perceber que o amor é como uma “droga”, seus sintomas levam a chegarmos essa conclusão. Se você já teve ou tem um relacionamento de bastante tempo pode perceber que a sensações de agora com as de quando vocês se conheceram é bem diferente certo? Como eu disse o amor é como uma droga, ou seja, também cria dependência, vou explicar melhor. Com o passar do tempo nosso organismo vai se acostumando e adquirindo resistência ou seja necessita de doses maiores para estimularem esses hormônios é aí que o orgnismo libera os hormônios ocitocina e vasopressina, eles são responsável por aquela sensação de “amor estável” que leva nos a crer que o amor é eterno! Espero que tenha gostado


Texto: Karina Apolinário

Nenhum comentário:

Postar um comentário